sábado, 12 de novembro de 2011

Aberta a 3ª Semana da Consciência Negra de Canoas


Na manhã deste sábado, 12, foi aberto oficialmente a Semana da Consciência Negra 2011 na 122° Prefeitura na Rua, na Praça Barão do Rio Branco, Região Sudeste. Realizado pela Prefeitura de Canoas por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Igualdade Racial (COPPIR) e diversas secretarias, esse evento vai envolver shows musicais, teatro, dança, carnaval, artes, capoeira, cultura literatura, memória e outras atividades, que serão realizadas em pontos descentralizados nas quatro regiões de Canoas.As atividades iniciam hoje e vão até dia 20, dia que marca oficialmente o Dia Nacional Consciência Negra.

Na solenidade, o prefeito Jairo Jorge destacou a importância histórica dos negros e lembrou que o Brasil era um país multirracial, "não podemos perder essa visão, da consciência de igualdade, de todas as raças." Jairo Jorge falou que a semana era um momento de reflexão e luta contra a discriminação, "as pessoas não devem ser julgadas pela cor da sua pele, e sim pelo seu caráter".

A coordenadora da COPPIR, Maria Aparecida Mendes, Cida, falou que neste ano o diferencial é que várias secretárias municipais estão engajadas na realização do evento. Maria Aparecida lembrou do apoio prestado pelo prefeito Jairo Jorge nas políticas para o povo negro e da criação da coordenadoria para atender e defender as diferentes etnias. "Este é o ano afrodescendente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), de luta pela igualdade e respeito pelas diferenças."


No local foram realizadas roda de capoeira, grupo formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Theodoro Bogen, e a exposição da religião afro-brasileira, com imagens, quadros, vestimentas de orixás e imagens, da artista plástica Glaci Melo.

Estiveram presentes a vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, o subprefeito da Região Sudeste Paulo Acinelli, a coordenadora da Igualdade Racial, Maria Aparecida Mendes, autoridades municipais e a comunidade da região.


Crédito da notícia: Priscilla Freitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário